Um estudo divulgado pela agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO) nesta quarta-feira, 11 de maio, revelou que um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado.
A pesquisa, feita pelo Instituto Sueco de Alimentos e Biotecnologia (SIK) entre agosto de 2010 e janeiro deste ano, revelou que 1,3 bilhão de toneladas de alimento é jogado fora todos os anos, uma quantia equivalente a mais da metade de toda a colheita de grãos no mundo.
Ainda segundo o estudo, a quantidade de desperdício é semelhante entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. São 670 milhões de toneladas por ano nos países ricos e 630 milhões nos países em desenvolvimento.
O que difere os dois grupos é a maneira como a comida é desperdiçada. Enquanto nos países mais pobres ou em desenvolvimento cerca de 40% da comida é perdida durante o processo de produção e transporte, nas nações ricas mais de 40% das perdas ocorrem nas vendas no varejo e após a compra pelo consumidor.
Além de jogarem fora comida em perfeito estado de conservação e dentro do prazo de validade, os moradores de países desenvolvidos lideram a lista de desperdício per capta. Segundo os dados da FAO, na Europa e América do Norte a média de desperdício de alimento por pessoa varia entre 95 e 115 quilos por ano, já na África Sibsaariana, na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático esse índice cai para seis a 11 quilos.
para continuar lendo: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/maio/fao-informa-que-um-terco-dos-alimentos-produzidos