Produção gráfica de livros sob a ótica dos percalços que costumam acontecer – e como evitá-los.

Sobre este evento

Nesta aula gratuita, a produtora gráfica e editora da Lote 42 Cecilia Arbolave apresenta alguns dos principais erros que acontecem ao se produzir livros. Como todo processo com muitas pessoas envolvidas, é normal que aconteçam imprevistos, mas há caminhos para driblar muitos dos problemas.

Provas, fechamento de arquivos, comunicação, negociações e orçamentos são alguns dos tópicos abordados na aula. Quanto mais se conhecem os processos gráficos, os profissionais envolvidos, as práticas e até o vocabulário, a produção de um livro flui muito melhor e com menos sustos.

A atividade é voltada para editores, designers, produtores gráficos, artistas, autores e interessados em entender ainda mais o processo de produção de um livro e desvendar o universo da gráfica.

A aula é um aperitivo de alguns dos assuntos que serão abordados na nova edição do Curso Tatuí de Publicação, que começa no mês de abril de forma virtual. De natureza teórica e prática, as aulas do Curso Tatuí de Publicação serão ministradas virtualmente toda segunda-feira, das 19h às 21h30. Trata-se de uma jornada para aprender, com profissionais que atuam no universo editorial independente, diversos aspectos da criação de um livro impresso, passando por áreas como edição, produção gráfica, design, impressão, encadernação e distribuição. A proposta é que cada aluno desenvolva uma publicação durante o período do curso, valendo-se das ferramentas e dos conteúdos apresentados. Um kit com materiais será enviado pelos Correios para cada aluno possa realizar as atividades práticas em casa, com orientação dos professores.

SOBRE A PROFESSORA

Cecilia Arbolave é jornalista argentina formada na Universidad Austral (Buenos Aires) e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (São Paulo). É editora na Lote 42, uma das fundadoras da Banca Tatuí, espaço de publicações independentes, e da Sala Tatuí. Organiza a feira Miolo(s) na Biblioteca Mário de Andrade, a Printa-feira no Sesc 24 de Maio, entre outros eventos. ?Vencedora do prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro (2018), foi jurada do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos em 2017 e de Capa em 2021, além do edital de publicações da Des.Gráfica no Museu da Imagem e do Som em 2018.

DATA E HORÁRIO