A identidade de uma empresa pode ser representada por várias marcas.

Já temos várias empresas com marcas cambiantes e já nos acostumamos com essa ideia, assim isso não é mais novidade.

Até livro sobre isso já existe.

Veja alguns exemplos de marcas cambiantes: MTV, Terra(animação dentro da tela), Oi (Vários formatos de balões) , Google e Ndesign

Ações colaborativas também não são novidades:

Wikipedia, You Tube… foram as coqueluches da web2.0

Podemos considerar que “Cow Parede” é uma manifestação colaborativa e também não deixa de ser uma identidade do nosso tempo: algo peculiar que marca

Assim, uma identidade cambiante e colaborativa é um pensamento normal.

Seguem 3 exemplos que unem as 2 tendências: SemanaD / Aol / RED

Semana D, uma criação da Taste, de Ale Tauchman. A ideia era que cada atividade tivesse o seu próprio “D”.

Para Wolff Olins, criador da marca da AOL, a empresa só existe através dos conteúdos apresentados por ela.

Este conceito utilizado possibilita que sejam geradas novas assinaturas por meio de colaboração. E isso foi  feito no lançamento da marca, convidando-se artistas para criarem uma variedade de assinaturas.

Esse é matador! também criada pela WO….

Surround(RED) / Igno(RED) / Fund(RED) / Inc(RED)ible / Regist(RED)

Os parceiros (Nike, HP, Dell, Apple, etc.) podem fazer o seu próprio RED, enfim Ado(RED)!

enfim…

Esse tipo de solução não serve para todo os tipos de clientes mas,

pode se esperar que venham mais  identidades como estas.

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