A identidade de uma empresa pode ser representada por várias marcas.
Já temos várias empresas com marcas cambiantes e já nos acostumamos com essa ideia, assim isso não é mais novidade.
Até livro sobre isso já existe.
Veja alguns exemplos de marcas cambiantes: MTV, Terra(animação dentro da tela), Oi (Vários formatos de balões) , Google e Ndesign
Ações colaborativas também não são novidades:
Wikipedia, You Tube… foram as coqueluches da web2.0
Podemos considerar que “Cow Parede” é uma manifestação colaborativa e também não deixa de ser uma identidade do nosso tempo: algo peculiar que marca
Assim, uma identidade cambiante e colaborativa é um pensamento normal.
Seguem 3 exemplos que unem as 2 tendências: SemanaD / Aol / RED
Semana D, uma criação da Taste, de Ale Tauchman. A ideia era que cada atividade tivesse o seu próprio “D”.
Para Wolff Olins, criador da marca da AOL, a empresa só existe através dos conteúdos apresentados por ela.
Este conceito utilizado possibilita que sejam geradas novas assinaturas por meio de colaboração. E isso foi feito no lançamento da marca, convidando-se artistas para criarem uma variedade de assinaturas.
Esse é matador! também criada pela WO….
Surround(RED) / Igno(RED) / Fund(RED) / Inc(RED)ible / Regist(RED)
Os parceiros (Nike, HP, Dell, Apple, etc.) podem fazer o seu próprio RED, enfim Ado(RED)!
enfim…
Esse tipo de solução não serve para todo os tipos de clientes mas,
pode se esperar que venham mais identidades como estas.